Começa mais um Campeonato Paulista na história do Palmeiras e neste ano de 2025, começamos também as nossas análises dos jogos.
No Youtube, você pode conferir o vídeo através deste link: https://youtu.be/RBockzC24rk?si=_7XO_o6gxMOrbDx2
No primeiro confronto do ano, contra a Portuguesa, vencemos por 2×0 no Allianz Parque.
E já partindo para a análise, na escalação do Palmeiras o Abel surpreendeu e colocou um time misto, indicando que irá rodar o elenco nesses primeiros jogos do ano. Iniciando, inclusive, com o Thalys. No seu jogo de estreia como profissional, a Cria da Academia começou como titular. Foi uma estreia apagada, mas faz parte. O menino se movimentou, abriu espaço e conseguiu desempenhar o esperado para um jogador que subiu da base agora. Rômulo e Fabinho também tiveram chance de começar como titulares.
ESCALAÇÃO
Aqui na imagem a formação está como 4-3-3, mas na prática foi um pouco diferente. Maurício atuou bastante no ataque, até mesmo à frente de Thalys no posicionamento médio do 1 tempo.
InÍCIO DO JOGO
No começo do jogo o Palmeiras iniciou pressionando a Portuguesa, que também esboçou uma linha alta na tentativa de pressionar o Palmeiras, mas não conseguiu manter. Quando o Palmeiras tinha a bola a Lusa recuava. E o Palmeiras pressionava a saída de bola quando eles tinham a posse.
Imagens: CazéTV
1° GOL
Em uma dessas pressões, saiu o nosso 1° gol. Na saída de um tiro de meta, o Palmeiras fez pressão, o goleiro precisou chutar pra frente, a bola ficou em disputa e depois de novamente o goleiro sair com chutão, Vanderlan ganhou na bola aérea e Maurício, de forma inteligente, dominou já tirando do zagueiro para finalizar e marcar o primeiro dele no jogo.
Imagens: CazéTV
MAPA DE CALOR
A Lusa estava tão recuada que Murilo atuou quase como um meio-campo. O mapa de calor mostra bem essa atuação. Inclusive, quase o zagueiro faz uma assistência para Rômulo, ainda no primeiro tempo, aos 19 minutos. O atacante não conseguiu marcar. O bandeira ainda deu impedimento, mas pelo replay não estava tão claro que ele estava à frente.
Até os 30 minutos, a Portuguesa havia chutado apenas 1 vez e para fora.
Outra observação é que na esquerda, Rômulo e Vanderlan ocuparam o mesmo espaço durante o jogo. Comparando com o lado direito, Rocha e Estevão, já acostumados a jogar juntos, conseguiram ocupar mais o espaço de cada um se complementando por aquele lado.
2° GOL
No segundo gol da partida, em uma jogada ensaiada, Estevão, Rocha e Maurício participaram da jogada, onde Rocha encontrou uma bela assistência para Maurício finalizar bem novamente e marcar o seu segundo gol na partida e fechar a contagem.
dados de FINALIZAÇÃO
Analisando os dados da partida, o Palmeiras teve melhor desempenho que a Portuguesa em todas as principais métricas: mais finalizações, mais finalizações no alvo, finalizamos mais de dentro da área, tivemos mais grandes chances criadas e consequentemente, mais ataques perigosos.
EFETIVIDADE NA FINALIZAÇÃO
Analisando a nossa efetividade na finalização, ao todo finalizamos 16 vezes, sendo 5 no alvo. Ou seja, precisamos de 3,2 chutes para acertar 1 no alvo. Isso representa 31% de efetividade. Já quando analisamos a proporção de gols por chute ao alvo, tivemos 40% de efetividade.
Mas como essa é a primeira rodada do campeonato, ainda não conseguimos fazer comparações para entender se isso é uma boa performance ou não. Por isso, se você é novo por aqui, inscreva-se no Youtube para poder acompanhar os próximos vídeos. Obrigado, até a próxima.