Ir para o conteúdo Pular para o rodapé

Sem saber se seria possível entrar com o ‘trapo’, já que em São Paulo a entrada de faixas e bandeiras sempre foi dificultada ao máximo para o torcedor comum.

10/07/2012​

Dia da criação da faixa PALMEIRAS COPEIRO.

Era o dia anterior ao segundo jogo da final da Copa do Brasil de 2012, que seria disputada em Curitiba – no Couto Pereira, entre Palmeiras x Coritiba. A expectativa para a final era gigante! A última final do Palmeiras havia sido em 2008, no Campeonato Paulista, quando fomos campeões em cima da Ponte Preta. Mas desta vez era um torneio nacional, o sentimento era diferente. A faixa foi criada 100% de forma caseira: pano e tinta comprados no dia, sem muito planejamento. Estendi no chão de casa e é isso! Me lembro que eu não tinha muito pano, então não tinha chance para erro. As letras ficaram meio tortas, sem nenhum padrão de design, espaçamento, nada. Do jeito que saiu, ficou – e ainda está! Mas isso não importava. Foi um ato de evocar, relembrar, recordar uma tradição de um clube acostumado a jogos gigantes, decisivos, pesados, entre eles, jogos de COPA! 

E a saudade de ganhar uma COPA era gigante!

O contexto é essencial! O Palmeiras não ganhava um título desde 2008 (Campeonato Paulista), estava na fila de uma taça nacional desde 2000 (Copa dos Campeões). Em 2001, parou na semifinal da Libertadores contra o Boca Juniors-ARG e havia sido rebaixado em 2002. Havia perdido o Campeonato Brasileiro 2009 de uma forma dolorida e ainda sido eliminado pelo Goiás, na Sul-Americana de 2010, também de forma melancólica. O palmeirense estava sedento por um título de expressão e uma COPA sempre é uma oportunidade para grandes camisas, fazerem o seu resgate às glórias passadas.

A chance de voltarmos ao protagonismo no cenário nacional era a Copa do Brasil de 2012

Após o apito final, os jogadores já estavam indo aos vestiários. A festa continuava! Couto Pereira, 2012

11/07/2012​

NÃO SÓ ENTRAMOS, COMO COPAMOS!

Após uma vitória por 2×0 em Barueri, o Palmeiras tomou o primeiro gol do Coritiba aos 61 minutos de jogo. A torcida deles ficou ensandecida, mas quatro minutos depois, aos 65, Betinho, o Homem de Um Gol Só, após cruzamento do capitão Marcos Assunção colocou a bola para dentro. O Palmeiras buscou o empate, suficiente para levantar mais uma COPA! 

O 6×0 que tomamos naquele mesmo estádio, pela Copa do Brasil de 2011, fora enterrado no Couto Pereira. O Palmeiras voltava ao cenário nacional!

O sentimento até aquele momento era este, tínhamos voltado institucionalmente, não tecnicamente. Não tínhamos uma grande equipe, mas COPEIRO que somos, ganhamos na raça e determinação. Mas na parte técnica estávamos bem abaixo. E isso foi cobrado no final do ano.

que a dureza do prélio não tarda...

No final do ano o Palmeiras seria rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, pela segunda vez. Dez anos antes já havíamos sentido o mesmo gosto amargo. Mas a segunda vez é diferente, é mais incompetência, pois o clube passou por isso recentemente e não aprendeu. Nenhum clube cai para segunda divisão sem que haja má gestão, sem que haja uma política que faça mal ao clube. Isso fica mais evidente quando é pela segunda vez. Vou abordar este tema no futuro.

Mas gigantes que somos, não tem virada de mesa, jeitinho para fazer o Palmeiras voltar. Nem queremos.

A foto ao lado é de uma matéria da Rede Record sobre o rebaixamento palmeirense, porém fazia menção ao título da Copa do Brasil de 2012 meses antes. O local era o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no desembarque da delegação do Palmeiras. Tivemos a felicidade de retornar com os jogadores no mesmo avião. Raríssima coincidência. E o desembarque era aguardado pela imprensa.

Matéria da Record sobre o rebaixamento do Palmeiras, porém fazendo menção ao título da Copa do Brasil de 2012 meses antes. Arquivo pessoal.

o início do copeiro 1914

Foi dessa forma, bem resumida, que o COPEIRO 1914 nasceu, em 2012.

Veja em nosso canal do Youtube o Mini-doc contando essa história em formato audio-visual e também com análises e perspectivas exclusivas do COPEIRO 1914.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLYbjuIJ1-qGuLktRJIdNwU8K26kiGiJWs

Clique no botão abaixo para entender melhor o futuro deste projeto.