De Palestra a Palmeiras! O que os dados nos contam sobre o desempenho no período em que fomos Palestra Italia?
A história do Palestra Italia, certamente, você já conhece. Fomos fundados pela comunidade italiana em 26/08/1914 e por causa da 2ª guerra mundial precisamos alterar o nome duas vezes para sermos aceitos pela sociedade.

Em 13/03/1942, o Palestra Italia se tornou Palestra de São Paulo, retirando a identificação Italia (em nosso nome sem acento mesmo, diferentemente do nome do país isoladamente que possui acento) e a cor vermelha. Jogou apenas 27 jogos com este nome.

Mas não foi suficiente. O governo, mídia e alguns adversários pressionavam por conta do nome “Palestra”, mesmo sendo absolutamente uma palavra grega que significava “local para práticas de exercícios físicos”.

Tidos como traidores, a verdade é que eles queriam retirar a nossa identidade. Mas resistimos. No dia 14/09/1942, nasce oficialmente a Sociedade Esportiva Palmeiras, e no dia 20/09/1942 nosso primeiro jogo com novo nome: Palmeiras 3×1 São Paulo FC, no jogo que ficou conhecido como A Arrancada Heroica, pelo Campeonato Paulista deste mesmo ano, e o primeiro título como Palmeiras. O Palestra nunca mais voltaria a ser nosso nome oficial, mas jamais saiu da nossa identidade.

Um breve resumo sobre a história contada. Mas e a história dos números? O Palestra era vencedor? Ganhava mais do que perdia? E a performance contra seus principais adversários? Para efeito de análise, vou considerar as duas nomenclaturas Palestra Italia e Palestra de São Paulo como Palestra.




Por fim, no recorte anual, abaixo um gráfico mostrando o nosso desempenho em relação ao saldo de vitórias, ou seja, no final de cada ano ganhamos mais ou perdemos mais?

Em breve, teremos mais análises contando a nossa história através dos dados.