Nessa nova série, vamos abordar os dados de cada ano da história do Palmeiras.
A ideia é responder a pergunta abaixo:

E quais são os dados gerais como Palestra?

O Palestra Italia viveu por 28 anos, mudando o nome para Palestra de São Paulo, que por sua vez esteve ativo por 151 dias, dando lugar ao Palmeiras, como conhecemos hoje.

Como Palestra, jogamos 897 jogos como mostra a imagem abaixo, saindo vencedor em 66% das vezes.

Em relação aos adversários, 68% do total de jogos foram contra poucos clubes. Ou seja, tivemos alta concentração de adversários durante este período.
No gráfico abaixo vemos a quantidade de jogos no eixo X e a quantidade de confrontos no eixo y, evidenciando essa característica.
Depois de vermos os dados gerais para entendermos a grandeza dos dados, agora vamos abordar os jogos de 1915, já que em 1914 o Palestra Italia não jogou.
Em seu primeiro jogo, o Palestra Italia joga contra o Savóia (que, anos depois viraria o Votorantim) e conquista a Taça Savóia, com gols de Bianco e Alegretti.

No primeiro ano de partidas, o Palestra Italia jogou apenas 7 partidas, de Janeiro a Dezembro de 1915. Era um momento de construção da nossa sociedade Palestrina.
No consolidado dos resultados, tivemos mais derrotas que vitórias, conforme mostra o gráfico abaixo. Também tomamos mais gols que fizemos.

Abaixo o gráfico mostrando quem mais jogou neste primeiro ano de jogos como Palestra.

Poucos jogos, poucos gols e poucos goleadores. No primeiro ano três jogadores balançaram as redes, sendo Bianco o mais importante deles: foi de zagueiro o primeiro gol da nossa história.
Sabemos que nem só de glórias vive um clube, as derrotas também fazem parte da nossa caminhada. No primeiro ano já jogamos contra dois clubes importantes que seriam relevantes durante a nossa história, conforme mostra a imagem abaixo:
Gostou do conteúdo? Também temos um canal do Youtube onde abordamos em formato de vídeo, as análises históricas, as partidas, entre outros.
Confira: https://www.youtube.com/@copeiro1914
Obrigado e até a próxima análise!